sexta-feira, 15 de junho de 2012

Atenção Farmacêutica aos Idosos


Atenção Farmacêutica aos Idosos
  • Perfil da população idosa
Embora não haja uma definição precisa de “idoso” e se reconheça que pode haver grandes diferenças entre “idade cronológica” e “idade biológica ”,o termo designa, nos países em desenvolvimento, os indivíduos com 60 anos ou mais. Nos últimos 50 ano , vários   fator e os médicos, tais como o melhor controle das epidemias, das doenças crônico-degenerativas, e fatores socioeconômicos, contribuíram para um significativo aumento da idade média populacional e da longevidade.
  • Saúde e Qualidade de Vida do Idoso
O envelhecimento humano provoca modificações no corpo como conseqüência de mudanças durante o todo o processo evolutivo: alterações cardiovasculares, metabólicas, respiratórias, na pele, no sistema digestivo, ósseo neurológico, genitourinário e muscular. No entanto, o poder de percepção destas alterações não se altera fundamentalmente com a idade(CARROL; BRUE,1991; SIQUEIRA,1997; MONTEIRO, 2001).
  • Os idosos e o sistema de saúde
Os idosos dependem mais dos serviços de saúde. A prevalência de doenças agudas ou crônicas entre eles é maior do que em outras faixas etárias.Cerca de 80%   têm, ao menos uma doença crônica e requerem cuidados médicos e terapêuticos mais freqüentes, utilizando os serviços
  • Medicamentos e a população idosa
Aproximadamente, 14% dos custos totais  com saúde estão relacionados a  medicamentos. Mais de um quarto dos medicamentos é prescrito para idosos, que representam menos de 12% da população.Consomem, proporcionalmente, cerca de três vezes mais medicamentos que os indivíduos mais jovens, pois um grande número deles sofre de vários problemas de saúde ao mesmo tempo.
  • Esses medicamentos, quase sempre, são alvo de medidas que estimulam o consumo. Descontos e promoções, também são usados para atrair a tenção desses idosos, que são o público alvo.
  • Desse modo, torna-se necessária uma estratégia de administração que diminua os riscos de efeitos colaterais ou adversos e de interações medicamentosas.
  • Efeitos Colaterais
Redução da memória, da visão, e da destreza manual;
Perda da capacidade de reserva funcional de órgãos vitais;
Deterioração do controle homeostático.
  • Papel do farmacêutico
 A assistência farmacêutica pode ser definida como componente das estratégias de atenção à saúde, dirigidas a promover, manter e restaurar o bem - estar físico, psíquico e econômico-social da população e dos indivíduos que a compõem.
  • Abordagem Farmacoterapêutica do Idoso
O uso de medicamentos por idosos tem uma linha delicada entre o risco e o benefício, ou seja, a elevada utilização de medicamentos pode afetar a qualidade de vida do idoso, por outro lado, são os mesmos que, em sua maioria, ajudam a prolongar a vida.
  • Conclusão  
Todo tratamento seja ele fisioterápico e farmacológico deve ser acompanhado por um profissional qualificado para melhor orientar o paciente .  
  • Referências
  • ROZENFELD, S. Prevalência, fatores associados e mau uso de medicamentos entre idosos: uma revisão. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro,19(3): 717-724, maio-jun, 2003.
  • www.sbgg.org.br/revistas
 GRUPO: FISOFARMA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário