segunda-feira, 21 de maio de 2012

Antibióticos

Não transforme um aliado de sua saúde em inimigo

Você conhece os riscos dos antibióticos? Todo cuidado é pouco na hora de tratar uma infecção e a automedicação nunca deve ser considerada como alternativa. O consumo de antibióticos sem a orientação correta, além de  diminuir a eficiência desse tipo de remédio pode deixar seu organismo ainda mais sensível a alguns tipos de bactérias.
Os antibióticos são compostos naturais ou sintéticos capazes de inibir o crescimento ou causar a morte de fungos ou bactérias. São originados, principalmente, por microorganismos que fazem a síntese parcial ou total da molécula.
A Penicilina foi o primeiro antibiótico descoberto, em 1928, por Alexandre Fleming. A penicilina é uma substância que impede a produção das moléculas de carbono que são responsáveis pela formação da membrana da bactéria.
Utilize antibióticos de forma responsável:
· Não compre antibiótico sem receita médica mesmo que você já tenha tomado esse medicamento para combater um sintoma parecido.
· Respeite a prescrição médica ao tomar antibióticos (dose exata, com intervalos de administração corretos e com a duração indicada na receita). Em caso de dúvida, procure o seu farmacêutico para orientação. Resfriados, gripes e a maioria das infecções de garganta e ouvidos são causados por vírus. Antibióticos não são indicados para essas doenças.
· Complete todo o tratamento com antibiótico mesmo que se sinta melhor após os primeiros dias, pois a interrupção pode fazer com que as bactérias criem resistência ao medicamento.
· Não tome sobras de antibióticos.
· Não tome antibióticos baseando-se em tratamentos feitos por outra pessoa ou indicados por vizinhos, parentes, amigos etc.
Utilizar antibióticos de forma incorreta ou desnecessária não prejudica somente você. Este ato deixa todos a sua volta indefesos contra infecções bacterianas.

Grupo: Fisiofarma

Nenhum comentário:

Postar um comentário